terça-feira, 3 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal para promover a inclusão no transporte aéreo, já beneficiou 20 mil aposentados do INSS com passagens aéreas a preços acessíveis. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as passagens foram compradas e emitidas nos últimos quatro meses, com valores de até R$ 200 por trecho.

Principais destinos e regiões

As viagens já realizadas ou programadas para os próximos meses cobrem 77 cidades, com destaque para as 10 principais capitais, que concentraram quase 80% das passagens emitidas. Os destinos mais populares foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte

Essas cidades, localizadas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste, foram os destinos preferidos dos aposentados. A divisão regional das viagens foi a seguinte:  Sudeste (44%), Nordeste (40%), Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e o Norte (3%).

Objetivos e benefícios do programa

O Voa Brasil tem como objetivo incluir mais brasileiros no transporte aéreo, especialmente aqueles que não viajavam de avião há pelo menos um ano. Segundo o ministro Sílvio Costa Filho, o programa tem alcançado esse objetivo, ao mesmo tempo em que preenche assentos vazios nos aviões, disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de alta ociosidade.

Cada aposentado pode comprar até duas passagens por ano, com a compra feita exclusivamente pelo site gov.br/voabrasil, que garante proteção dos dados pessoais. O Ministério alerta para o risco de golpes e recomenda que os aposentados acessem o programa apenas através do domínio oficial do governo.

Expansão para estudantes de baixa renda

Além de beneficiar aposentados, o Voa Brasil será estendido, a partir do primeiro semestre de 2025, para estudantes de baixa renda. Essa ampliação vai permitir que mais brasileiros tenham acesso ao transporte aéreo, com passagens a preços reduzidos.

Regras de participação

– A cada ano, os aposentados podem adquirir passagens para dois trechos.

– As passagens estão disponíveis para voos dentro do Brasil, com valores fixos de até R$ 200 por trecho.

– A compra deve ser realizada através do site oficial (gov.br/voabrasil).

O programa, iniciado no final de julho de 2024, tem se mostrado um sucesso, promovendo mais acessibilidade e inclusão social por meio do transporte aéreo, beneficiando aposentados e, futuramente, estudantes.

Com as informações da Agência Brasil

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version