sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Um incêndio atingiu o Parque Urbano do Goiabal, em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, na quinta-feira (26), levando a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a suspender as aulas em todo o campus. O Corpo de Bombeiros investiga a possibilidade de que o incêndio tenha sido provocado intencionalmente.

Este foi o segundo incêndio na região em menos de 24 horas. Na quarta-feira (25), os bombeiros já haviam sido acionados para conter as chamas, que se espalharam rapidamente pela vegetação. Durante essa primeira operação, a equipe utilizou cerca de 5 mil litros de água e retirou materiais combustíveis que intensificavam o fogo.

Na manhã de quinta, os bombeiros retornaram à área, com o auxílio de um avião agrícola, para enfrentar o incêndio que novamente ameaçava o local. Dada a gravidade da situação e a péssima qualidade do ar resultante da fumaça, a Diretoria do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da UFU decidiu suspender todas as atividades acadêmicas. Em um comunicado oficial, informaram:

“Em razão do incêndio que atingiu o Parque do Goibal e dos riscos à saúde de servidores e alunos de nossa instituição, além do risco às instalações da Universidade Federal de Uberlândia em Ituiutaba, os diretores da FACES, do ICENP e do ICHPO informam que na data de hoje, 27 de setembro de 2024, todas as atividades estão suspensas nas dependências do Campus Pontal. As atividades retornam à normalidade a partir do dia 28 de setembro de 2024”.

Vale lembrar que no início de setembro, a UFU já havia enfrentado outra emergência, evacuando o campus Glória em Uberlândia devido a incêndios que se aproximaram perigosamente de prédios e veículos.

Com as informações do Corpo de Bombeiros e UFU

Foto: Corpo de Bombeiros

Compartilhe:
Exit mobile version