quinta-feira, 14 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A UFV é 50a melhor universidade do mundo e a segunda do país em Ciências Agrárias, de acordo com o Ranking Global de Assuntos Acadêmicos (GRAS), divulgado na segunda-feira (11). A primeira é a Universidade de São Paulo. Elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, o GRAS contém classificações de universidades a partir da avaliação de 55 disciplinas de Engenharia, Ciências Naturais, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. Constam desta edição cerca de duas mil universidades de regiões e países diferentes.

Pela primeira vez, a UFV integra o ranking na área de Biotecnologia, na qual a instituição também se destacou como a segunda do país e na posição 151-200 do mundo. A Universidade se sobressaiu ainda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (201-300) e em Ciências Biológicas (301-400). No Brasil, ela ficou, respectivamente, com a nona e a quinta posição nessas áreas.

O Ranking Global de Assuntos Acadêmicos foi publicado pela primeira vez em 2017 e abrange cinco categorias principais de avaliação: corpo docente de classe mundial, produção de classe mundial, pesquisa de alta qualidade, impacto da pesquisa e colaboração internacional. Ele é um dos rankings elaborados pela Shanghai Consultancy, responsável também pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido como ranking Xangai. O ARWU, divulgado em agosto, classificou a UFV como a 13ª melhor universidade entre todas as instituições de ensino superior do país, incluindo públicas e privadas, e a segunda melhor de Minas Gerais, ficando atrás apenas da UFMG.

Fonte e foto: UFV

Compartilhe:
Exit mobile version