A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, se manifestou, nesta quinta-feira (14), sobre os atentados ocorridos na noite anterior na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Em seu pronunciamento, ela afirmou que o Brasil deve estar ciente de que “atentados ou qualquer tipo de contestação feita à democracia não irão prevalecer”. Para a ministra, o “remédio” contra o que chamou de “vírus da antidemocracia” é mais democracia, e as instituições do país continuam cumprindo suas funções de preservação e fortalecimento da democracia.
Em referência ao Dia da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira (15), Cármen Lúcia ressaltou que a democracia brasileira permanece firme e que os ataques não enfraquecem ou abalam o sistema democrático. Ela também destacou que os cidadãos brasileiros continuam comprometidos com a estabilidade e segurança das instituições democráticas.
A ministra reforçou o papel dos servidores públicos, especialmente aqueles que atuam na Justiça Constitucional e Eleitoral, na preservação da democracia. “A nós compete dar continuidade às nossas funções para a preservação da necessária democracia brasileira”, afirmou Cármen Lúcia, garantindo que os ataques não afetarão a continuidade das instituições democráticas no país.
Fonte e Foto: TSE