sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Foi realizada na tarde de segunda-feira (09) a abertura da “Semana do Ministério Público 2024 – o MP rumo aos 40 anos da Constituição Federal”.  O evento acontece anualmente para celebrar o Dia do Ministério Público de Minas Gerais, 11 de setembro, data que comemora a publicação da sua primeira Lei Orgânica, em 1994.

Compuseram o dispositivo de honra o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior; o vice-governador de Minas, professor Mateus; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Shirley Fenzi Bertão; a desembargadora do Tribunal Regional Federal Mônica Sifuentes; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; o senador Castellar Neto; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Denise Alves Horta; a cônsul geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco Corrêa de Mello; a defensora pública geral Raquel Gomes da Costa Dias; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart Almeida; o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque; e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça destacou o relevante papel do Ministério Público, dado pela Constituição Federal de 1988, de zelar pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Citando os homenageados da cerimônia, o Poder Executivo estadual e a Itália, Jarbas Soares Júnior também falou que a Semana do MP é uma oportunidade de reverenciar aqueles que contribuem com o Ministério Público no objetivo de servir ao povo mineiro.

Na sequência, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e da Itália. Os hinos nacionais dos dois países foram executados pelo cantor Sérgio della Guardia e pelos musicistas Renata Cicarini, Alberto Sampaio e Rodrigo Oliveira.

Homenagens

Em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, o MPMG homenageou a Itália e a comunidade ítalo-mineira, como reconhecimento à histórica amizade entre os povos e pela renovação dos laços de cooperação recíproca. A cônsul geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, declarou-se honrada e afirmou que a homenagem reflete o reconhecimento da parceria entre as duas nações, que possuem valores comuns.

Na solenidade, também foi prestada homenagem ao Poder Executivo estadual pela relação republicana e pelas parcerias em prol do bem-comum e na defesa dos princípios democráticos. O vice-governador de Minas, professor Mateus, apontou que o Ministério Público dos livros jurídicos de anos atrás não é o mesmo de hoje, foram alcançados espaços muito maiores. Para ele, o papel de mediador exercido atualmente pelo Ministério Público leva ao objetivo último da justiça, que é a paz social.

Encontro marcado com Fernando Sabino

Na tarde de hoje, foi aberta na Procuradoria-Geral de Justiça a exposição Encontro marcado com Fernando Sabino. A mostra, parte das comemorações do centenário do escritor mineiro, traz cartas originais trocadas entre ele e o poeta Mário de Andrade, entre 1942 e 1945. A exposição apresenta painéis com informações biográficas, fotografias e a produção literária de Fernando Sabino, além de uma réplica de seu gabinete de trabalho. Os visitantes terão a oportunidade de ver de perto os telegramas originais, cujas páginas desgastadas pelo tempo carregam a caligrafia e as reflexões dos escritores.

Segundo as curadoras Adrieli Jacinto e Polianna Dias, a exposição convida a explorar as cartas, proporcionando uma imersão no contexto social, artístico e filosófico em que se desenvolveu a troca intelectual e afetiva entre duas gerações de artistas unidas pela literatura. A direção-geral da mostra é de Bernardo Sabino, filho do escritor.

Semana do MP 2024

Durante toda a semana serão realizadas ações educacionais e atividades culturais, com grandes nomes do cenário nacional. Na sexta-feira, haverá a solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

Fonte: MPMG

Fotos: Eric Bezerra / MPMG

Compartilhe:
Exit mobile version