O Sistema Faemg Senar participou, no dia 27 de setembro, do encerramento da Semana Florestal 2024, no Parque Estadual Serra do Rola Moça. A iniciativa, organizada pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF MG), promoveu diferentes atividades ambientais ao longo da semana e teve como tema central “Urgência verde: construindo um futuro sustentável”. O fechamento foi marcado pela assinatura de dois acordos que trazem benefícios para os produtores rurais no estado.
Um dos acordos contou com a participação efetiva do Sistema Faemg Senar. O superintendente de Relacionamento da entidade, Francisco Simões, assinou um pacto pela implementação do Código Florestal em Minas Gerais ao lado da Ocemg e Fiemg. Um compromisso que envolve o governo e produtores na busca pelo cumprimento da legislação ambiental.
“É de suma importância a assinatura desse pacto de implantação do Código Florestal no estado em apoio às ações governamentais, principalmente ligadas à regularização ambiental dos nossos imóveis rurais, considerando que o Código Florestal é o principal instrumento jurídico que dá aos nossos produtores a segurança de produzir com a garantira da sustentabilidade ambiental”, avalia Francisco.
Já a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o IEF MG tem como objetivo fomentar o compartilhamento de pesquisas, experiências, capacitação e fomento para o manejo de áreas nativas, além de desenvolver parcerias com instituições públicas e privadas. As parcerias preveem a implementação de um plano de trabalho, monitoramento dos resultados, apoio técnico e operacional, e o cumprimento de atribuições relacionadas à regularização ambiental e à promoção de políticas sustentáveis. Para o setor agropecuário, esse acordo vai incentivar práticas que combinam conservação e produção.
Agro e meio ambiente
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, enalteceu a parceria do Sistema Faemg Senar na agenda ambiental de Minas. “A Faemg tem sido uma parceira cada vez mais constante nas demandas da sustentabilidade. O presidente Antônio de Salvo é uma pessoa absolutamente sensível para o tema ambiental e defende, em todos os momentos, seja em recursos hídricos ou na agenda florestal, para que a gente possa avançar dando a oportunidade para os produtores produzirem em suas diversas regiões, mas com esse olhar de sustentabilidade, que é tão importante!”, disse.
Parceria reforçada na fala do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes. “O agro é parceiro do meio ambiente porque é onde nós vivemos, nossa fábrica é a céu aberto. Por isso, o diálogo é tão importante! O que nós precisamos fazer é trabalharmos juntos para melhorar o sistema regulatório porque queremos apoiar a produção e a geração de emprego”, disse citando iniciativas de sucesso do governo de Minas como o Selo Verde, o Decreto de Barramentos e a Política de Agricultura Sustentável.
Lançamento do Módulo DCF do MG Florestas
Durante o evento também foi lançado o Módulo DCF (Documento de Controle Florestal) no sistema MG Florestas que marca um avanço significativo no controle e monitoramento das atividades florestais no estado. Para o agronegócio, essa ferramenta representa maior transparência e eficiência na obtenção de autorizações para manejo de vegetação nativa, garantindo que o uso dos recursos florestais seja feito de maneira legal e sustentável.
Presenças
A abertura do evento contou com um vídeo do governador de Minas, Romeu Zema, enaltecendo as atividades da Semana Florestal. Durante a cerimônia também estiveram presentes o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o diretor do Parque Estadual Serra do Rola Moça, Henri Collet, o analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Henrique Damásio, o diretor geral do IEF, Breno Lasmar, e o superintendente interino do Ibama, Júnior Augusto dos Santos.
Fonte e foto: Faemg/ Senar