O Plano Safra 2024-2025 destinará R$ 7,2 bilhões em linhas de crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) para a agricultura familiar em Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, durante uma audiência pública da Comissão de Participação Popular na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (9).
Entre as principais novidades do plano estão a redução da taxa de juros do Pronaf-custeio para a produção de alimentos da cesta básica, que passa de 4% para 3%, e o incentivo adicional para produtos da sociobiodiversidade, agroecologia e orgânicos, com taxa de juros fixada em 2%. Além disso, haverá um rebate de 30% na renda bruta anual para produtos derivados do leite, beneficiando produtores com até R$ 700 mil de renda anual e ampliando o acesso ao crédito.
Em Minas Gerais, a Emater-MG desempenha um papel crucial na elaboração de projetos de crédito rural para custeio e investimento em atividades agropecuárias e agroindustriais. Os técnicos da Emater-MG trabalham para garantir a correta aplicação do crédito, ajudando os produtores a implantar, ampliar e modernizar suas infraestruturas rurais.
Fonte e fotos: Emater-MG.