Na terça-feira (13), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal (FICCO/DF) desencadeou a Operação Transarmamentista, com o objetivo de desarticular um sofisticado grupo criminoso envolvido em atividades ilícitas, como o comércio ilegal de armas e munições, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A operação contou com a participação de 100 policiais de diversas instituições que integram a FICCO/DF, incluindo a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPEN), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Penal do Distrito Federal (PPDF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
As investigações começaram a partir de informações fornecidas pela Polícia Civil do Estado do Pará, após a prisão de três residentes do Distrito Federal em dezembro de 2023, na cidade de Altamira/PA. Esses indivíduos foram encontrados transportando uma grande quantidade de armas e munições, além de mais de R$ 100 mil em espécie.
Com o aprofundamento das apurações, a FICCO/DF conseguiu identificar outros membros do grupo criminoso e esclarecer diversas práticas relacionadas à ocultação e dissimulação de valores oriundos de atividades ilícitas. Os levantamentos indicam que o grupo movimentou mais de R$ 10 milhões durante o período investigado. Caso sejam condenados, os envolvidos podem enfrentar penas que ultrapassam 34 anos de reclusão.
Fonte e foto: PRF