quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Motoristas que circulam pela BR-381, entre João Monlevade e Belo Horizonte, devem redobrar a atenção e ter paciência até sábado (30). A rodovia será interditada no km 379, próximo ao novo trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo, para a realização de mais uma etapa das obras de duplicação. O fechamento ocorrerá das 6h30 às 18h, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que será implementado o sistema “siga e pare” no trecho, nos dois sentidos da via, com um tempo estimado de espera de 15 minutos por sentido.

A duplicação da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, é um projeto estratégico que visa melhorar a fluidez do tráfego, reduzir os custos operacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Estima-se que a obra trará uma economia de mais de R$ 1 bilhão, principalmente em custos com combustível, lubrificantes, peças e tempo de transporte de cargas, além de reduzir em R$ 374,55 milhões os custos relacionados a acidentes. Outro impacto positivo será a mitigação de aproximadamente 161 mil toneladas de gases de efeito estufa ao longo dos próximos 30 anos, contribuindo para a sustentabilidade da região.

A importância da BR-381 também está no seu papel crucial na atração de investimentos. De acordo com Victório Semionato, diretor do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a atual condição da rodovia prejudica o escoamento de produção e dificulta a instalação de novas indústrias, especialmente na região do Vale do Aço. Semionato compara o trecho concedido da rodovia, que já registrou um saldo positivo de 22.907 novos empregos em 2023, com as cidades do trecho não concedido, que perderam 1.180 empregos no setor industrial, destacando a relevância da concessão para o crescimento da região.

Além disso, a duplicação promete benefícios diretos para a população, como a redução dos custos elevados de transporte, que impactam o valor do frete e, consequentemente, o preço dos produtos para o consumidor final. A obra também representa avanços significativos em segurança e trafegabilidade, com a promessa de transformar a principal rota logística do estado, impactando diretamente a vida de mais de 5 milhões de pessoas.

A concessão da BR-381, que ocorreu entre 29 de agosto e 4 de setembro, foi vencida pela 4UM Investimentos, um consórcio que inclui as empresas MLC, Aterpa e Senpar. A rodada de concessão é uma oportunidade importante para o governo federal, que tem buscado soluções para melhorar a infraestrutura rodoviária do estado, com a expectativa de que as obras transformem a realidade econômica de Minas Gerais nos próximos anos.

Fonte e foto: PRF/ Governo de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version