sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

No último domingo, 11 de agosto, foi celebrado em todo o Brasil o Dia do Estudante. A data marca o início do ensino superior no Brasil, um dos pilares da educação.

Ela remete ao momento em que Dom Pedro I institui no Brasil, em 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos superiores nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. O dia também marca a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e é também uma forma de homenagem ao patrono da Educação brasileira, Rui Barbosa, que nasceu neste dia em 1849.

Sabendo da importância da formação dos cidadãos, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu início a auditoria operacional no Ministério da Educação (MEC), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo é contribuir com o aprimoramento da alfabetização no país, identificar as causas relacionadas ao baixo desempenho na alfabetização dos alunos além de avaliar a resposta do governo e de estados e municípios a isso. A auditoria também irá se concentrar nas políticas públicas federais, com destaque para o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada (Decreto 11.556/2023).

O Dia do Estudante é uma oportunidade de celebrar a importância da educação e reconhecer o papel fundamental dos estudantes na sociedade.

Com informações do TCU

Foto: Lourdes ÑiqueGrentz por Pixabay

Compartilhe:
Exit mobile version