sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A comunidade paroquial de Coronel Xavier Chaves vai estar em festa para celebrar Nossa Senhora do Rosário. A “Igrejinha de pedra”, popularmente conhecida por sua beleza e a delicadeza nos detalhes, deve ficar repleta de fiéis e acolheu fé e cultura, através de celebrações de missas, orações do terço, procissão e manifestações culturais.

A festa é uma realização da Venerável Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e vai acontecer entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024. Este ano, tendo como tema “Maria, Orante Perfeita e Figura da Igreja: Ensina-nos a rezar”, em sintonia com o Ano da Oração, instituído por Sua Santidade, o Papa Francisco, em preparação para o Ano Jubilar de 2025.

Neste ano temático, os cristãos católicos são chamados a reconhecer a Virgem Maria como perfeita mulher orante e que a oração da Igreja é acompanhada pela oração de Maria, que lhe está unida na esperança (CIC 2679). Com o ápice das festividades, fé e oração devem se misturou com arte e valorização cultural neste domingo, 29. Com uma programação especial.

Ponto de parada para turistas, sinônimo de tranquilidade para os moradores e até mesmo ponto de apoio para os ciclistas que se refrescam com a água da pia de pedra sabão ao lado da igreja. Não existem registros sobre a história da “Igrejinha do Rosário”. Data de construção e nome de seus construtores são desconhecidos. De acordo com Cida Chaves “existe na Igrejinha do Rosário uma pedra datada de 1717.

A capela pertencia à Fazenda do Mosquito que, como era costume no Brasil, possuía, na sua intimidade, uma outra capela para devoção das pessoas e escravos da casa”. Deve-se registrar que a Fazenda do Mosquito foi uma das três fazendas cujas terras foram divididas entre parentes do Coronel Xavier Chaves, o que deu origem à cidade.

 

Fonte e foto: Diocese de São João Del-Rei

Compartilhe:
Exit mobile version