quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Mais da metade dos pacientes diagnosticados com cânceres relacionados ao tabaco no Brasil não sobrevive à doença, segundo dados do estudo Impactos do tabagismo além do câncer de pulmão, divulgado pela Fundação do Câncer nesta quarta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer. A pesquisa aponta que a letalidade de alguns tipos de câncer, como o de esôfago, chega a mais de 80%. Outros tipos de câncer incluídos na lista são os de cavidade oral, estômago, cólon e reto, laringe, colo do útero e bexiga.

O estudo analisou a incidência, mortalidade e letalidade de sete tipos de câncer relacionados ao tabagismo. Os dados ressaltam que o tabaco continua sendo um dos principais causadores de câncer e mortes evitáveis no Brasil, destacando a importância de campanhas de prevenção.

Em entrevista à Agência Brasil, Alfredo Scaff, consultor médico e coordenador do estudo, explicou que o objetivo da pesquisa é alertar a população sobre os riscos do tabagismo, que não se limita ao câncer de pulmão, mas também está relacionado a outros tipos de câncer graves.

Fonte e Foto: Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version