No evento anual de inovação são debatidos os principais temas de interesse da instituição e apresentados os projetos mais relevantes que estão em andamento na casa
Entre os dias 18 e 19 de novembro, a Receita Federal promoveu mais uma edição da Semana i-Nova Receita, evento anual de inovação em que são debatidos os principais temas de interesse da instituição e apresentados os projetos mais relevantes que estão em andamento na casa.
O primeiro dia do evento foi aberto ao público e transmitido no canal da Receita Federal no Youtube. Na oportunidade, os professores Anderson Soares e Arlindo Galvão, especialistas em machine learning e deep learning da Universidade Federal de Goiás (UFG), falaram sobre Inteligência Artificial e apresentaram soluções em IA desenvolvidos pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás em parceria com diversas entidades.
No dia 19 de novembro, o evento foi direcionado ao público interno e apresentou dois projetos relevantes que estão sendo desenvolvidos pelos servidores da casa: o Projeto Analytics e o Gerador de Treinamentos Aduaneiros em Realidade Virtual (GTA-VR).
PROJETO ANALYTICS
O Projeto Analytics é uma inovação disruptiva que utiliza inteligência artificial e análise de redes complexas para combater fraudes tributárias e estimular a conformidade fiscal. Pedro Augusto Frantz, gerente do projeto, informa que a solução foi desenvolvida com tecnologias open source que preenche o gap entre o conhecimento tributário e o tecnológico ao apresentar painéis interativos que tornam dados complexos acessíveis e compreensíveis O Analytics já identificou esquemas bilionários e irregularidades em áreas críticas, como criptomoedas e exportações, e tem sido essencial para promover a autorregularização de empresas.
GTA-VR
O Gerador de Treinamentos Aduaneiros em Realidade Virtual (GTA-VR) é uma ferramenta para a criação de simulações imersivas de situações de trabalho da Aduana, nas quais os participantes podem interagir entre eles e com os objetos dos cenários virtuais, por meio de óculos de realidade virtual. Carlos Berta Dohrn, gerente do projeto, esclarece que, dentre os ambientes já implementados, há um lobby apresentando diversos elementos do universo aduaneiro, uma rodovia para simulação de abordagens veiculares e uma arena para realização de treinamentos táticos. Todas as simulações podem ser gravadas e acompanhadas em tempo real, a partir de diferentes ângulos, para posterior avaliação por instrutores e alunos.
Fonte Foto: Receita Federal