Nesse domingo (1º), foi realizado o último alerta de demonstração do “Defesa Civil Alerta”, sistema que estará em funcionamento oficialmente a partir do dia 4 de dezembro, abrangendo todos os estados do Sul e Sudeste do Brasil. O teste foi realizado em 36 municípios do Rio Grande do Sul, com Belo Horizonte, sendo a última cidade a ser testada no dia seguinte.
A partir de Brasília (DF), diretamente do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), os testes foram monitorados. Em Belo Horizonte, devido à grande extensão da cidade e sua população de mais de 2,3 milhões de habitantes, os testes foram realizados em três envios diferentes.
Durante o teste, a população recebeu uma mensagem em seus celulares:
“DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de BELO HORIZONTE (MG). Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”
O monitoramento e a avaliação do teste foram coordenados por Armin Braun, diretor do Cenad, e Tiago Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta. Braun comentou que a tecnologia funcionou adequadamente, mas que agora seria necessário analisar como a população recebeu o alerta e identificar possíveis pontos de melhoria. Ele também destacou a importância da ferramenta para proteger vidas, especialmente considerando o início da temporada de chuvas no Sudeste.
“Defesa Civil Alerta”: como funciona
O “Defesa Civil Alerta” utiliza a rede de telefonia celular para enviar alertas gratuitos em caso de emergências, como desastres naturais ou riscos iminentes. As mensagens são enviadas como SMS com aviso sonoro e ocupam a tela do celular, interrompendo qualquer conteúdo que esteja sendo exibido, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso. Os alertas atingem áreas de risco que possuem cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastramento prévio.
O sistema é uma parceria entre a Defesa Civil Nacional, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações (MCom) e as operadoras de telefonia.
A Patrícia Coutinho, coordenadora do Projeto Cell Broadcast da Anatel, afirmou que, apesar de pequenas melhorias ainda serem necessárias, o teste foi considerado um sucesso, principalmente na capital mineira, onde a população recebeu os alertas em três etapas. Ela comemorou o bom funcionamento do sistema e a receptividade positiva.
Histórico de testes e resultados positivos
Antes do teste em Belo Horizonte, o “Defesa Civil Alerta” já havia sido testado em 11 municípios, como parte de um projeto-piloto realizado em agosto deste ano. As cidades participantes foram: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Durante 30 dias de testes, 87% da população dessas cidades avaliou positivamente o novo sistema de alertas.
Com a conclusão dos testes e o início oficial da operação em dezembro de 2024, o “Defesa Civil Alerta” espera proporcionar uma resposta mais ágil e eficiente em situações de risco, ajudando a salvar vidas e oferecendo uma maior segurança à população das regiões em que o sistema será implantado.
Com as informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Foto: Yasmin Fonseca