sábado, 14 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Em uma importante reunião realizada no dia 12 de dezembro, o Conselho da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou a criação das Classificatórias Sul-Americanas Femininas para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A decisão representa um marco significativo para o desenvolvimento e a expansão do futebol feminino na América do Sul, criando novas oportunidades para as seleções nacionais e aumentando a competitividade da região.

O novo torneio será disputado pelas Associações Membro da CONMEBOL que não estiverem automaticamente classificadas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil, por ser o país-sede do torneio, já está garantido na competição, não participando das classificatórias. As outras nove seleções sul-americanas terão a chance de disputar vagas por meio desta competição.

Formato e classificação

O formato das Classificatórias Sul-Americanas Femininas será de todos contra todos, com uma única rodada de jogos. Cada equipe jogará um total de 8 partidas, sendo 4 como mandante e 4 como visitante. As seleções que terminarem nas duas primeiras posições da tabela de classificação estarão automaticamente classificadas para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

As seleções que ficarem na terceira e quarta posições terão a oportunidade de disputar a repescagem intercontinental, em um formato a ser definido pela FIFA, oferecendo mais uma chance para alcançar a classificação.

O Conselho da CONMEBOL ainda irá determinar os critérios para definir quais partidas serão disputadas como jogos em casa e quais serão como visitante.

Início e impacto no calendário de competições

A competição terá início em 2025, logo após a CONMEBOL Copa América Feminina de 2025, que será realizada nas datas FIFA femininas previstas para o ano. O torneio se estenderá até 2026, também nas datas FIFA, e marcará o encerramento da fase classificatória para o Mundial Feminino da FIFA 2027.

Com a introdução das Classificatórias Sul-Americanas Femininas, a Copa América Feminina de 2025 deixará de ser o torneio classificatório direto para a Copa do Mundo Feminina, mas continuará a ser fundamental para a classificação para outros grandes torneios internacionais, como os Jogos Pan-Americanos de 2027 e os Jogos Olímpicos de 2028.

Com as informações da CONMEBOL

Foto: Thais Magalhães / CBF

Compartilhe:
Exit mobile version