quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Nos últimos cinco anos, as cidades de Minas Gerais desembolsaram quase 1 bilhão de reais com shows artísticos, uma cifra que chama a atenção e revela o volume de investimentos feitos em cultura no estado. Para promover a transparência e permitir o acompanhamento desses gastos, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) lançou a plataforma “Shows Artísticos Municipais”. A ferramenta, disponível para o público, oferece informações detalhadas sobre o número de shows contratados, valores gastos e empenhados por ano, permitindo uma maior fiscalização e controle social.

Por meio do portal, os cidadãos podem pesquisar dados por município ou por artista contratado. Ao escolher um município, a plataforma exibe informações sobre o total empenhado pela administração pública em eventos artísticos, além dos valores específicos de cada show realizado. A iniciativa visa aumentar a transparência e proporcionar uma visão mais clara de como os recursos públicos estão sendo utilizados no financiamento de eventos culturais, assegurando o acompanhamento dos cidadãos sobre as escolhas e os impactos desses investimentos.

Com a possibilidade de visualizar esses dados de forma simples e acessível, o TCEMG busca fomentar o controle social e promover um uso mais consciente e responsável dos recursos públicos destinados à cultura.

Fonte e foto: TCEMG

Compartilhe:
Exit mobile version