sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa, com foco na cafeicultura, oferecida pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), teve início na terça-feira (17) e atraiu 1.024 inscritos, mais do que o dobro de interessados da última edição, realizada em 2023.

Produtores rurais, profissionais de assistência técnica da rede pública e privada e consultores de 261 municípios mineiros, principalmente do Sul de Minas, Zona da Mata e Alto Paranaíba, vão participar da formação, que objetiva fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no estado e contribuir para a competitividade do agronegócio mineiro.

Na abertura da aula inaugural, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destacou o compromisso do banco de estimular investimentos em agricultura sustentável.

“Produzir e comercializar alimentos no contexto da crise climática é um grande desafio e as tecnologias da agricultura tropical regenerativa passam a ser fundamentais”, afirmou.

O presidente do BDMG destacou ainda a demanda atual para o setor. “Temos um caminho sem volta para produzir em larga escala e ao mesmo tempo regenerar o solo e preservar a biodiversidade e os mananciais de águas”, ressaltou.

A iniciativa é uma parceria do banco com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, sendo realizado pelo Grupo de Agricultura Sustentável (Gaas).

Primeiro encontro

No primeiro encontro, o professor Marcelo Urtado, engenheiro agrônomo no Cerrado Mineiro, apresentou experiências com o cultivo do café regenerativo, aliando preservação ambiental e rentabilidade.

A capacitação, no formato de Ensino a Distância (EAD), se encerra em novembro, com entrega de certificado.

Serão sete módulos sobre bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, entre outros temas. Também haverá dias de campo em três regiões de Minas e seleção de projetos de transição da cafeicultura regenerativa para receber mentoria com especialistas.

Além de oferecer a capacitação, o BDMG disponibiliza crédito com custos atrativos para fomentar a agricultura regenerativa.

As linhas de crédito para financiar a estruturação da fertilidade do solo e a implantação de biofábricas, sistemas biodigestores e sistemas de compostagem já estão disponíveis via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob e Cresol.

Os interessados em saber mais sobre as linhas de crédito podem acessar o site do BDMG.

Fonte: Agência Minas

Foto: BDMG / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version