quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A missão dos astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, foi novamente estendida, e agora eles não retornarão à Terra até a primavera de 2025, o que significa que ficarão no espaço por até 10 meses, após o lançamento em 5 de junho. A missão deles, que inicialmente era planejada para durar apenas uma semana, foi estendida diversas vezes, passando de uma duração de oito dias para oito meses.

A NASA anunciou o novo adiamento no retorno dos astronautas na terça-feira (17), informando que eles não voltarão à Terra até o final de março ou abril de 2025, devido ao atraso no lançamento de sua tripulação substituta. A missão de retorno dos dois astronautas dependia do envio de uma nova tripulação à Estação Espacial Internacional (ISS), mas o lançamento da cápsula da SpaceX, planejado para fevereiro, foi adiado em mais de um mês. A nova data de lançamento está marcada para o final de março.

Esse adiamento ocorreu devido à necessidade de mais tempo para a preparação da cápsula da SpaceX. Inicialmente, a NASA cogitou a possibilidade de utilizar uma cápsula diferente para enviar a nova tripulação, mas decidiu aguardar a nova cápsula para garantir a melhor opção para o transporte da tripulação.

Wilmore e Williams são parte de uma missão de teste histórica com a cápsula Starliner da Boeing. A missão teve um início problemático, com a cápsula da Boeing sendo enviada vazia para a estação em setembro devido a falhas técnicas. Apesar disso, a NASA optou por manter a presença da dupla na ISS por mais tempo, garantindo a transição suave entre as equipes na estação espacial, uma prática preferida pela agência espacial.

Normalmente, as missões à ISS duram seis meses, mas algumas, como esta, podem ser estendidas até um ano. A prorrogação da missão de Wilmore e Williams é uma das mais longas na história recente da NASA.

Com as informações da Britannica

Foto: NASA

Compartilhe:
Exit mobile version