quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na manhã do sábado, 23 de novembro, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou o seminário “O SUAS em Juiz de Fora: quatro anos promovendo direitos”, que apresentou os resultados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Secretaria de Assistência Social durante a gestão 2021-2024.

O evento reuniu, em sua mesa de abertura, a secretária de Assistência Social da PJF, Malu Salim, o professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Alexandre Arger, a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Vitória Dias, e a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Deisenely Lopes Teixeira. Ao abrir os resultados dos trabalhos coletivos dos assistentes sociais de Juiz de Fora, Malu Salim ressaltou que “precisamos fazer um diálogo e uma reflexão do que foi construído nesses quatro anos e é exatamente a partir disso que nós vamos chegar mais próximo do nosso usuário. O planejamento só pode ser feito a partir das críticas, sugestões e desafios que discutiremos aqui.”

Foram destacados no evento avanços nesta gestão como o orçamento da Assistência Social que foi triplicado para o investimento em ações, a implantação dos benefícios eventuais, o aumento do auxílio moradia e a execução dos serviços de Cras, Creas e Centro Pop com a profissionalização da assistência por meio da efetivação de 92 profissionais.

O evento seguiu apresentando os dados e resultados dos departamentos da Secretaria de Assistência Social a partir da criação do Sistema Único de Assistência Social em Juiz de Fora, um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil em um modelo de gestão participativa, articulando os trabalhos e os recursos para a execução da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Parte de sua política é exatamente a proposta do seminário: discutir o balanço dos últimos anos e os próximos passos para o futuro.

Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version