Hospital realizou mais de 17 mil consultas oftalmológicas no primeiro semestre de 2025
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou mais de 17 mil consultas oftalmológicas ambulatoriais e via pronto socorro no primeiro semestre de 2025, além de 1.022 cirurgias oftalmológicas. A média é de 2.870 atendimentos (eletivos e de urgência) por mês. O HC-UFTM é o único prestador de atendimentos de alta complexidade oftalmológica da macrorregião Triângulo Sul de Minas Gerais.
O acesso ao atendimento de oftalmologia no HC-UFTM é regulado pelo Gestor Pleno do SUS que, em Uberaba, é a Secretaria Municipal de Saúde. O sistema utilizado pelo Complexo Regulador da SMS para a marcação das novas consultas é o SISREG (Sistema Nacional de Regulação), desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Após esse agendamento, acolhimento inicial no HC-UFTM é feito pelo ambulatório de Oftalmologia Geral, onde é realizada a triagem para as subespecialidades (como catarata, glaucoma, retina, estrabismo, córnea, oftalmopediatria e plástica ocular e órbita).
Também são realizadas no HC-UFTM as consultas de urgência e emergência oftalmológicas, via Pronto Socorro (como os traumas). Os pacientes atendidos no HC-UFTM continuam sendo assistidos desde a triagem oftalmológica até a alta médica, segundo o oftalmologista e chefe da Unidade de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Firmani Mello Bento de Senne.
Transplante de córnea
O HC-UFTM também realizou 24 transplantes de córnea no primeiro semestre desse ano, número maior que em todo o ano passado (2024). “A córnea possui privilégio imunológico. Como não é vascularizada, entre outros fatores, não é necessário haver compatibilidade entre doador e receptor do transplante de córnea”, explicou Firmani.
A fila para transplante de córnea é nacional. Quase 33 mil pessoas esperam por transplante de córnea no Brasil. Só no estado de Minas Gerais, mais de 4,5 mil pessoas estão na lista de espera, de acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes. No HC-UFTM, atualmente 28 pessoas aguardam na fila.
A córnea é um tecido transparente localizada na frente do olho, que nos permite ou não enxergar com nitidez. Segundo o Sistema Nacional de Transplantes, se a córnea se tornar opaca, por enfermidades hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas, enfermidades congênitas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante prejudicada, podendo necessitar de um transplante.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Ministério da Educação
Foto: divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional