A Prefeitura de Virgínia promoveu na quarta-feira (24) o 1º Encontro para Conservação e Uso da Araucária, realizado no Parque de Exposições da cidade. O evento reuniu representantes do poder público, organizações ambientais, produtores rurais e parceiros locais.
A Araucária, espécie nativa da região, possui relevância biológica e econômica significativa para as comunidades da Serra da Mantiqueira. Considerada uma espécie “chave” para a proteção e conservação da Mata Atlântica, sua preservação é essencial para a manutenção da biodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
Entre os participantes estavam representantes dos secretários municipais, Associação Quatro Óleos, Instituto SuperAÇÃO, Conservadores da Mantiqueira, TCN Brasil, Sindicato Rural/SENAR e EMATER, além de produtores rurais da região. Todos contribuíram para o fortalecimento da pauta ambiental e da conservação da Araucária.
A gestão municipal reafirmou o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, buscando parcerias e fomentando ações que valorizem o patrimônio natural da cidade e da região, ao mesmo tempo em que promovem o uso consciente dos recursos naturais.
Da Redação do Jornal Panorama
Com as informações e fotos da Prefeitura de Virgínia
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
