O Teatro Santa Izabel foi palco de um importante momento para o futuro de Diamantina, na terça-feira (08), com a reativação do Conselho de Desenvolvimento Municipal. A reunião marcou a retomada de um espaço estratégico para a construção coletiva de políticas públicas e o fortalecimento da participação social na gestão municipal.
Durante o encontro, foram realizadas as indicações e a eleição da nova mesa diretora do Conselho, além da apresentação da minuta do Regimento Interno, que foi submetida à apreciação dos presentes. A formalização do colegiado é vista como um passo essencial para a implementação de diretrizes que visem o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cidade.
A composição plural do Conselho é um de seus maiores trunfos. O grupo reúne representantes do Poder Executivo, movimentos sociais e populares, setor empresarial e turístico, além de entidades acadêmicas, organizações não governamentais e conselhos técnicos de engenharia e arquitetura. Essa diversidade assegura uma ampla representatividade dos interesses da população e garante que as decisões sejam tomadas com base em múltiplas perspectivas.
A reativação do Conselho também é estratégica para a realização da Conferência Municipal de Cidades, um dos principais espaços democráticos de debate sobre os rumos do desenvolvimento urbano, a habitação, a mobilidade e a sustentabilidade. É nesse ambiente que são discutidas as demandas reais dos moradores, com a possibilidade de influenciar diretamente a formulação de políticas públicas e a destinação de recursos para projetos prioritários.
O fortalecimento de conselhos como este é recomendado por diversos organismos nacionais e internacionais como prática essencial à boa governança. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cidades que mantêm conselhos ativos e participativos apresentam melhores índices de transparência, gestão eficiente e controle social.
A reativação do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Diamantina representa, portanto, não apenas o retorno de um instrumento formal, mas um símbolo de renovação do compromisso com a escuta da sociedade e com a construção conjunta de soluções para os desafios locais. Trata-se de um importante avanço rumo a uma gestão mais democrática, transparente e eficaz.
Por Leonardo Souza
Com as informações e foto: Prefeitura de Diamantina
