O governo dos Estados Unidos anunciou a revogação de mais de 6 mil vistos de estudantes estrangeiros desde a implementação das novas regras migratórias da administração Trump. De acordo com um responsável do Departamento de Estado, a medida foi motivada principalmente por violações das leis de imigração, como excesso do tempo de permanência permitido, além de casos envolvendo crimes como agressão, roubo, condução sob efeito de álcool e até apoio ao terrorismo.
Segundo a mesma fonte, cerca de 4 mil dos vistos foram cancelados especificamente por infrações legais. Além disso, o secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou a revogação de vistos de estudantes que participaram de protestos contra a ofensiva de Israel em Gaza. Rubio declarou em março que remove vistos “diariamente” de estrangeiros considerados militantes, afirmando: “Sempre que encontro um desses malucos, eu lhes retiro o visto”.
As restrições seguem a linha do decreto assinado por Donald Trump em seu primeiro dia como presidente, em janeiro, que estabeleceu maior rigor no controle de entrada de estrangeiros. Desde então, a Casa Branca tem travado embates com universidades e reforçado a política de cancelamento de vistos, sob a justificativa de proteger a segurança nacional e os interesses da política externa norte-americana.
Da Redação do Jornal Panorama
Com informações da Agência Brasil
Foto: mariofcomeh61 por Pixabay
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional