Em Belém, durante a COP30, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o BNDES e o Sebrae lançaram nesta segunda-feira (17/11) o projeto Coopera + Amazônia. A iniciativa vai impulsionar as cadeias produtivas do açaí, castanha-do-Brasil, babaçu e cupuaçu na Amazônia Legal, atendendo cooperativas de cinco estados da região.
O vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin participou do lançamento e destacou que o projeto reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Segundo o MDIC, o investimento total é de R$ 107,1 milhões, dos quais R$ 103,5 milhões vêm do Fundo Amazônia, via BNDES, e R$ 3,7 milhões são aportados pelo Sebrae. A iniciativa deve beneficiar 3.350 famílias extrativistas.
O programa prevê assistência técnica, consultorias, serviços de gestão, acesso a crédito e aquisição de máquinas para 50 cooperativas do Pará, Rondônia, Maranhão, Acre e Amazonas. O atendimento será realizado ao longo de quatro anos, dividido em dois ciclos. Entre os componentes estão inovação produtiva, inovação gerencial, formação cooperativista e estratégias territoriais de negócios.
O Coopera + Amazônia é coordenado pelo MDIC e executado pelo Sebrae, com participação do BNDES, Embrapa, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Unicafes. O projeto busca fortalecer a economia da floresta e ampliar oportunidades para comunidades extrativistas.
Da Redação
Com informações do MDIC
Foto: Divulgação
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
