Em São José dos Pinhais, a Renault e a Geely anunciaram nesta terça-feira (18/11) um investimento de R$ 3,8 bilhões para o desenvolvimento de tecnologias de baixas emissões e plataformas eletrificadas. O acordo foi celebrado no Complexo Ayrton Senna e integra as condições oferecidas pelo programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
Com a parceria, a Geely Auto passa a deter 26,4% da Renault do Brasil. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o investimento reforça a Nova Indústria Brasil e amplia o ambiente favorável à inovação no setor automotivo. O Mover prevê R$ 19,3 bilhões em recursos entre 2024 e 2028 para ações de modernização e descarbonização.
A iniciativa deverá resultar em dois novos modelos da Geely e na renovação de um modelo da Renault a partir de 2026. Para 2027, está prevista uma nova plataforma eletrificada, ampliando o papel do Complexo Ayrton Senna na cadeia global de produção automotiva. Representantes do setor destacaram que a previsibilidade do Mover tem estimulado investimentos privados.
O Mover sucede o programa Rota 2030, com foco na redução de emissões e incentivos a empresas que investirem em pesquisa e eficiência tecnológica no Brasil. Ao todo, 231 empresas já estão habilitadas, somando R$ 190 bilhões em anúncios de investimentos até 2033.
Da Redação
Com informações da MDIC
Foto: Cadu Gomes/VPR
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 50 anos de jornalismo ético e profissional
