O número de municípios brasileiros com acesso à tecnologia 5G tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, consolidando uma das maiores expansões de conectividade já registradas no país. Em menos de quatro anos desde o início da operação comercial da nova geração de internet móvel, o Brasil já ultrapassou a marca de 1,5 mil municípios atendidos e superou a meta estabelecida para 2026.
De acordo com dados mais recentes do Governo Federal, o 5G está presente em 1.521 municípios, número que representa um avanço de 3,5% acima da meta de 1.469 cidades prevista para este ano. Todas as capitais já contam com a tecnologia, e o processo de expansão agora se concentra na interiorização, levando internet de alta velocidade a cidades de pequeno e médio porte em diferentes regiões do país.
O crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior é expressivo e chega a cerca de 64%, refletindo a aceleração da implantação da infraestrutura necessária para o funcionamento da rede. A expectativa do Ministério das Comunicações é que, até o fim deste ano, aproximadamente 80% da população brasileira já esteja coberta pelo 5G.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que o país passa por uma transformação estrutural no campo da conectividade e que o objetivo é ampliar ainda mais a cobertura nos próximos anos. Segundo ele, há expectativa de antecipação das metas inicialmente previstas para 2027, ampliando o acesso à tecnologia em todo o território nacional.
A implantação da rede segue o cronograma definido no leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelece metas progressivas de cobertura. O planejamento prevê a expansão gradual para municípios menores, com alcance de 30% das cidades com menos de 30 mil habitantes até 2026, chegando a 60% em 2027, 90% em 2028 e universalização em 2029.
O avanço da tecnologia é resultado de uma combinação de fatores, como os investimentos das operadoras após o leilão do 5G, a atuação conjunta entre o Ministério das Comunicações e a Anatel e a simplificação de regras para instalação de infraestrutura, incluindo antenas e redes de transmissão. Também contribuíram políticas públicas voltadas à inclusão digital e à redução das desigualdades de acesso à internet.
Dentro dessa estratégia de expansão, o governo destaca ainda o leilão da faixa de 700 MHz, cujo resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 4 de maio. A iniciativa deve beneficiar mais de 864 localidades, com foco em regiões rurais e remotas, além de ampliar a cobertura em cerca de 6,5 mil quilômetros de rodovias federais em 16 estados, onde ainda há ausência de sinal.
O avanço da rede 5G representa um marco na infraestrutura digital brasileira, com impactos diretos na economia, na educação, na saúde e na comunicação, ampliando o acesso a serviços digitais e fortalecendo a conectividade em todo o país.
Por: Jonatan Daniel, com informações da Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Jornal Panorama Minas – Grande Circulação no Estado de Minas Gerais – Noticiando o Brasil, Minas e o Mundo – 51 anos de história no jornalismo ético e profissional
