Foi divulgado no Diário Oficial da União, na sexta-feira, dia 23 de maio, o edital do concurso público destinado ao cargo de técnico federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). O certame, organizado pelo Cebraspe em conjunto com o próprio TCU, visa preencher 40 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva com outras 20 vagas.
A remuneração inicial é de R$ 15.128,26 para uma carga horária de 40 horas semanais. A primeira etapa do processo seletivo será composta por provas objetivas e discursiva, com aplicação prevista para o dia 3 de agosto de 2025. O resultado final da prova objetiva e o resultado provisório da discursiva devem ser divulgados em 29 de agosto do mesmo ano. Já a segunda fase, de caráter eliminatório, será um programa de formação conduzido pelo TCU.
Do total de vagas imediatas, 28 são destinadas à ampla concorrência, oito reservadas para pessoas pretas e pardas e quatro para pessoas com deficiência. Para o cadastro de reserva, são 14 para ampla concorrência, quatro para pretos e pardos e duas para pessoas com deficiência. Todas as fases do concurso ocorrerão em Brasília (DF), incluindo os procedimentos para verificação de cotas raciais e de deficiência.
As provas abordarão conhecimentos básicos — como língua portuguesa, inglês, Direito Constitucional, Tecnologia da Informação e legislação — e específicos, entre eles Direito Administrativo, gestão de contratos, orçamento e finanças, noções de Administração e controle externo. O cargo exige formação completa de ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com atividades voltadas ao suporte logístico e administrativo do TCU.
Por Eduardo Souza
Com informações: Portal TCU
Foto: FreePik/Imagem Ilustrativa