sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Comidas típicas como canjica, arroz doce, milho verde e pipoca são apreciadas durante o período das festas julinas, que se estenderam para o mês de julho em todo o Brasil. Reconhecida este ano como manifestação da cultura nacional, a tradição também ganha destaque nas escolas estaduais. Além das delícias gastronômicas, a comunidade escolar promove gincanas, danças e brincadeiras típicas, como pescaria, boca do palhaço e correio elegante.

A chegada das festas julinas marca o encerramento de mais um semestre letivo e o início do recesso escolar. Muitas escolas da rede estadual organizam suas festas julinas no último dia de aula, envolvendo os alunos e suas famílias em celebrações que reforçam a cultura e o espírito comunitário. Na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, em Ouro Preto, a festa do último dia 13 reuniu cerca de 2.500 pessoas e destacou apresentações dos estudantes, enriquecidas por um estudo sobre geografia e história relacionado à festividade.

“A festa julina da nossa escola foi muito linda. Tinha muita comida gostosa e as danças foram um sucesso, pois ensaiamos bastante. Minha mãe também adorou a festa”, disse Lorenzo Mendes, estudante do 4º ano do ensino fundamental da E.E. Nossa Senhora Auxiliadora, destacando a importância do evento para a comunidade escolar.

Fonte e fotos: Educação MG.

Compartilhe:
Exit mobile version