sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Aberta ao público, exposição conta com tecnologias imersivas e conteúdo histórico e pode ser visitada até junho de 2025, no Memorial do MPMG

Como parte da programação da Semana do Ministério Público 2024, foi lançada, na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, a exposição “127 em Constituição”. Por meio de tecnologias imersivas e conteúdo histórico, a iniciativa celebra um marco fundamental da história jurídica do Brasil: a autonomia conquistada pelo Ministério Público com o artigo 127 da Constituição de 1988.

A exposição fica aberta ao público até o dia 11 de junho de 2025, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Memorial do MPMG.

A solenidade de lançamento da exposição contou com as presenças do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; do corregedor-geral adjunto, Mauro Flávio Ferreira Brandão; do subouvidor do MPMG, Rolando Carabolante; e da diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Élida de Freitas Rezende; de ex-procuradores-gerais de Justiça, entre outros integrantes da instituição e convidados.

“A exposição pretende mostrar a evolução do Ministério Público após a constituição e destacar os reflexos dessa evolução no desenvolvimento, na estruturação e na modernização na instituição e, consequentemente, na efetividade de sua atuação”, ressaltou Élida, que é presidente do Conselho Curador do Memorial. “São vídeos, textos, experiências interativas que darão aos visitantes a oportunidade de compreender as áreas de atuação do Ministério Público”.

O procurador-geral de Justiça acrescentou que a ocasião representa um resgate da história da instituição, sobretudo dos últimos 36 anos, e que é fundamental olhar para o passado para compreender o presente e encontrar caminhos corretos para o futuro.

O Memorial do MPMG fica na rua Dias Adorno, 367, pilotis, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Experiência interativa e histórica

Cinco ambientes distintos, que unem inovação e informação, fazem parte da exposição e buscam proporcionar ao visitante uma experiência única, interligando passado e presente.

  • Óculos de Realidade Virtual: uma jornada em formato de game que coloca o visitante no dia a dia de um promotor de justiça, conhecendo de forma interativa o trabalho do MPMG em defesa dos direitos da sociedade.
  • Linha do Tempo e Big Numbers : um percurso cronológico que apresenta os principais fatos da história do MP e dados quantitativos que evidenciam o crescimento e o fortalecimento da instituição nos últimos 40 anos.
  • Mesa Multitouch com casos emblemáticos: a interação permite explorar casos icônicos da atuação do Ministério Público em Minas Gerais, destacando sua importância para a Justiça e a cidadania.
  • Tela Curva e Fones Bluetooth: em um espaço acolhedor, com poltronas e uma tela curva, os visitantes podem assistir a um curta documentário que conta a história do MPMG a partir da Constituição Federal de 1988. O filme apresenta entrevistas com autoridades políticas brasileiras que reforçam a relevância da autonomia do MP para o país.
  • Curiosidades históricas : um mergulho em fatos curiosos e pouco conhecidos da trajetória do Ministério Público, que ajudam a contextualizar e valorizar sua atuação ao longo das décadas.

Documentário Exclusivo

Um dos pontos altos da exposição é a exibição de um documentário exclusivo, em que grandes nomes da política e da Justiça brasileira discutem a importância da autonomia do Ministério Público.

O filme busca fortalecer o entendimento sobre como essa conquista, obtida em 1988, transformou o cenário institucional do país e consolidou o MP como uma das instituições mais respeitadas do Sistema de Justiça.

Semana do MP 2024 

Com o tema “O MPMG rumo aos 40 anos da Constituição Federal”, a programação da Semana do MP inclui ações educacionais e atividades culturais, com grandes nomes do cenário nacional.

Na sexta-feira, 13 de setembro, haverá a solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.

Fonte: MPMG

Fotos: Camila Soares/ MPMG

Compartilhe:
Exit mobile version