quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A seleção feminina de rugby sevens do Brasil, as Yaras, começou com determinação a temporada 2024/2025 da World Series neste domingo, 1º de dezembro, ao garantir a nona colocação na primeira etapa do circuito mundial, realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Na competição, que teve início no sábado (30), o Brasil ficou na quarta colocação do Grupo C, após derrotas para Nova Zelândia (5 a 33) e Canadá (12 a 38), que são medalhistas de ouro e prata nas Olimpíadas, respectivamente. No entanto, as Yaras conseguiram uma vitória importante contra o Japão, vencendo por 17 a 14 no último jogo da fase de grupos, marcando seu primeiro triunfo sob o comando da nova técnica, a neozelandesa Crystal Kaua.

Na fase de grupos, apenas a Nova Zelândia se manteve invicta, e o Japão avançou para as quartas de final ao somar um ponto extra por ter perdido por menos de sete pontos para o Brasil. O Canadá, com saldo de pontos melhor que o Brasil, também passou para as quartas.

Com a eliminação na fase inicial, o time brasileiro teve que disputar a classificação do nono lugar. Na semifinal, as Yaras derrotaram a Espanha por 29 a 15, com destaque para Thalia Costa, que fez dois tries, além de Marina Fioravanti, Isadora Lopes e Raquel Kochhann, que também marcaram. Na final do nono lugar, o Brasil venceu a China por 24 a 17, novamente com Thalia Costa brilhando ao marcar três tries. A capitã Bianca Silva também fez um try, e Mariana Nicolau contribuiu com chutes de conversão.

O Brasil continua a figurar entre as 12 melhores seleções do mundo, mantendo sua posição na elite do rugby sevens desde a temporada 2019/2020. O circuito mundial é altamente competitivo e ao final de cada temporada, a seleção de pior colocação é substituída pela mais bem classificada da segunda divisão.

A próxima etapa do circuito 2024/2025 acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, na Cidade do Cabo, África do Sul. Após isso, o circuito passará por Perth (Austrália), Vancouver (Canadá), Hong Kong, Cingapura, Los Angeles (EUA), com o grande evento do ano, o Campeonato Mundial, marcado para setembro de 2025 na Inglaterra.

Fonte: Agência Brasil

Foto: World Rugby / Divulgação

Compartilhe:
Exit mobile version