quinta-feira, 24 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na quinta-feira, 24, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) de Juiz de Fora, por meio da coordenadoria de políticas públicas para comunidade LGBTQIA+, promoveu a roda de conversa “Direitos da População LGBTQIA+: Saúde para todas e todos” para servidores da Unidade Básica de Saúde do bairro Progresso. A conversa também foi uma oportunidade para discutir o acesso aos serviços de saúde para este público.

O coordenador de políticas públicas da pasta, Thiago Moreira, abordou sobre como os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) como equidade, integralidade e universalidade, além da Política Nacional de Saúde Integral LGBT+, são importantes instrumentos para efetivação da saúde como um direito de cidadania e dever do estado.

Também foi discutida a importância do respeito ao uso do nome social para garantir o acesso da população trans, travesti e não binarie nos serviços. De forma simbólica, foi entregue para a equipe da UBS a placa “Aqui seu nome social é respeitado”, conforme previsto no Decreto nº14.291, que determina o respeito ao uso do nome social nos órgãos da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município.

Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe:
Exit mobile version