A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) amplia o projeto de educação ambiental “Recicle” em escolas da rede municipal e passa a alcançar 24 instituições. A iniciativa é fruto do convênio da PJF com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo desenvolvida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e a Secretaria de Educação (SE).
Nesta quarta-feira, 23, ocorreu a primeira oficina de apresentação do segundo ciclo do Recicle. O projeto é conduzido por profissionais e alunos da UFJF de graduação e do programa de pós-graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária. A ação desenvolve ações no eixo de gestão de resíduos sólidos, tratando de temas como sustentabilidade, coleta seletiva, responsabilidade compartilhada, economia circular e sociedade. A atividade é viabilizada através de recursos de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut.
O Recicle iniciou em outubro de 2023 através do convênio firmado com o Demlurb. Na primeira edição, dez escolas municipais receberam o projeto. As atividades desse primeiro ciclo seguem até novembro deste ano. Já para a segunda etapa, a Sesmaur passa a integrar a iniciativa e abrange outras escolas.
Para o secretário da Sesmaur, Raphael Ribeiro, a ampliação do projeto “Recicle” nas escolas da rede municipal representa um passo decisivo na promoção da educação ambiental. “A parceria com a UFJF é fundamental para capacitar alunos e profissionais em temas essenciais como coleta seletiva, economia circular e responsabilidade compartilhada. Esta iniciativa não apenas fortalece a gestão de resíduos sólidos, mas também reafirma nosso compromisso com um futuro mais sustentável, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos investindo na formação de cidadãos mais conscientes, que contribuirão para uma Juiz de Fora mais limpa, inclusiva e resiliente. A gestão acredita que, ao educar as novas gerações, estamos construindo as bases para um futuro mais responsável e sustentável.”
A iniciativa integra o conjunto de ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o PMGIRS, que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição e prevenção da geração de resíduos sólidos em Juiz de Fora. E, também, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e 13 da Organização da Nações Unidas (ONU), que visam tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e, também, com implementação de medidas para combater a mudança climática.
O professor de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF e coordenador do projeto, Samuel Castro, ressalta a importância do projeto atrelado à pesquisa. “É importante destacar que o Recicle vai além da operacionalização de ações e atividades de educação ambiental, trata-se de um projeto de extensão em interface com a pesquisa. Assim, os resultados obtidos a partir de uma realidade ampliada, podem subsidiar de forma mais efetiva o planejamento, a adequação da prática a diferentes contextos, e o estabelecimento de políticas públicas que vão ao encontro dessa demanda, que é premente”, pontua.
Confira as escolas que recebem o projeto:
E.M. Presidente Tancredo Neves; E.M. Cosette de Alencar; E.M. Lions Centro; Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho (CEM); E.M. José Calil Ahouagi; E.M. Theodoro Frederico Mussel; E.M. Santa Cândida; E.M. Professora Marlene Barros; E.M. Engenheiro André Rebouças; E.M. Dante Jaime Brochado; E.M. Augusto Gotardelo; E.M. Bela Aurora; E.M. Belmira Duarte Dias; E.M. Carlos Drummond Andrade; E.M. Cecília Meireles; E.M. Fernão Dias Paes; E.M. Gabriel Gonçalves da Silva; E.M. Georg Rodenbach; E.M. João Guimarães Rosa; E.M. Dr. Paulo Japyassu; E.M. Santa Cecília; E.M. Rocha Pombo; E.M. Santos Dumont; E.M. Amélia Mascarenhas.
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora