quinta-feira, 7 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Aconteceu na terça-feira, 05 de novembro, na cidade de São Lourenço, o VI Encontro da Comunidade Operacional da Tríplice Divisa da 17ª RPM. O objetivo foi consolidar a integração e a presença policial na região de divisa entre os três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

No encontro estavam presentes o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Carlos Frederico Antônio Garcia; comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Cel. Cássio Araújo de Freitas e o comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Cel. Marcelo de Menezes Nogueira. Além de representantes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Exército Brasileiro e comandantes regionais.

Em coletiva de imprensa realizada pelos comandantes gerais da tríplice divisa, Cel. Frederico destacou a importância do encontro, que está na sua 6ª edição, porém tendo pela primeira vez a presença dos três comandantes gerais. “A presença dos comandantes gerais só fortalece esse sentimento de importância da segurança pública nos nossos estados. A gente sabe que o crime não tem fronteira, então, combater os crimes na fronteira é importante, mas prender o criminoso é a peça mais importante de todo esse contexto. É por isso que, dada essa importância, nós estamos aqui prestigiando e estaremos nos próximos para que o compromisso seja institucional”, disse o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

Segundo o comandante geral do Polícia Militar de São Paulo, a iniciativa realizada em São Lourenço é algo complexo, porém, que dará resultado à frente. “Eu quero agradecer essa iniciativa, que não é uma iniciativa simples, é uma iniciativa complexa que dá trabalho, mas lá na frente ela dará muitos resultados. Nossa intenção é de ampliarmos essa integração em todas as divisas regionais, porque isso é importante para proteger o nosso país, principalmente contra o crime organizado. Se o crime não tem fronteiras, a nossa atitude, a nossa atividade, a nossa vontade de defender o cidadão também não vai ter fronteiras. Estamos só começando e vamos avançar muito mais nessa estratégia nacional” destacou Cel. Cássio Araújo de Freitas.

Nas palavras de Cel. Menezes, a integração entre as polícias dos estados, através de investimentos em inteligência e troca de informações, será a resposta definitiva a população das ações alcançadas no encontro. “Nós entendemos que, fundamentalmente, para que nós possamos dar uma resposta definitiva à população, a gente precisa investir em inteligência. E a inteligência ela se dá através de troca de informações, através de integração das nossas corporações. Com certeza, através de um trabalho integrado, conseguiremos cada vez mais entregar uma segurança pública de qualidade para a população. Um trabalho unido, junto, nós conseguiremos atingir resultados muito eficazes esperados por toda a nossa população”, concluiu o comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O encontro deu continuidade às ações deliberadas nas áreas de inteligência, operações e comunicações, fortalecendo a integração, potencializando as ações preventivas e repressivas de segurança pública, preservando a ordem e aumentando a sensação de segurança, especialmente nos municípios localizados nas divisas estaduais.

Por Tiago Carvalho

Fotos: Jornal Panorama

Compartilhe:
Exit mobile version