sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também se faz presente no Rio Grande do Sul, em auxílio às pessoas atingidas pelas enchentes no início de maio deste ano, por meio da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSuas).

A ForSuas é uma estratégia de cooperação entre entes federados criada para mobilizar e coordenar recursos humanos e logísticos com o objetivo de atuar nas fases de preparação, resposta e recuperação da Emergência em Assistência Social no Rio Grande do Sul. Ela visa garantir proteção social à população afetada.

“Desde o ano passado, o Departamento de Proteção Social Especial do MDS tinha a solicitação do ministro Wellington Dias e do presidente Lula, para organizar uma estratégia robusta, considerando as diversas mudanças climáticas que nós estamos passando. Nós estávamos desenvolvendo, constituindo, dialogando com os diversos atores e atrizes que compõem essa instituição”, recordou o diretor do Departamento de Proteção Social Especial do MDS, Regis Spindola.

O desastre climático que afetou o Rio Grande do Sul fez o trabalho ser acelerado. “Com a situação do Rio Grande do Sul, uma tragédia sem precedentes, a gente teve a antecipação dessa criação e em maio deste ano, a partir de uma portaria ministerial, foi instituída essa Força de Proteção”, detalhou.

O diretor reforça que a assistência social é uma política que essencialmente deve ir ao encontro das demandas da população. “A gente tem utilizado a busca ativa para ser proativo e preventivo para ofertar mais proteção. Temos que ir em situações e locais onde não foram acessados anteriormente”, ressaltou.

Fonte: Agência Gov

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version