sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Cine Família na Praça chega à sua oitava edição, consolidando-se como um dos principais eventos itinerantes de exibição cinematográfica a céu aberto do estado. Com entrada gratuita, o festival de cinema ao ar livre ocorrerá nos dias 6 e 7 de setembro, no Calçadão da Praça da Matriz em São Roque de Minas.

Marcelo Mamede, coordenador do projeto e responsável pela produção, destaca que o Cine Família na Praça é cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência única. A estrutura contará com uma tela de 40m², projetor a laser de alta resolução, cadeiras pretas com braço e um tapete vermelho para recepcionar o público. A praça e a Matriz também receberão uma iluminação cênica especial”, disse Mamede.

Para esta edição a curadoria selecionou filmes emocionantes e divertidos, que trazem exemplos de respeito e amor a natureza e a diversidade social. Histórias inspiradoras que possibilitam ao público um espaço de reflexão sobre a beleza dos múltiplos encontros que o cotidiano nos proporciona, e que a arte nos ajuda a perceber, ampliando nossas experiências de vida. É um momento especial, especialmente para aqueles que estão assistindo a um filme no cinema pela primeira vez”, disse Marco Túlio Morais, diretor de programação.

Programação

A programação inclui a exibição de 10 produções mineiras, entre curtas, médias e um longa-metragem. As sessões têm início às 18h30, e a estrutura estará pronta para receber o público a partir das 17h.

Na primeira noite (6 de setembro), serão exibidos cinco filmes:

– “O Queijo Canastra”: destaca a tradição da produção do famoso queijo da Serra da Canastra e a preservação das receitas tradicionais.

– “Soneca e Jupa”: narra a jornada de despedida entre dois amigos de infância a bordo de uma Kombi.

– “Tem Gente no Parque”: aborda o conflito entre a preservação da natureza e a presença de comunidades tradicionais na Serra da Canastra.

– “Marina Não Vai à Praia”: conta a história de Marina, uma jovem com Síndrome de Down que sonha em conhecer o mar e busca maneiras de realizar seu desejo.

– Em destaque, “Dia de Reis”: uma comédia sobre uma jovem naufragada que se envolve nas festividades natalinas enquanto descobre o amor.

No segundo dia (7 de setembro), o público poderá conferir mais cinco produções:

– “Documentário Canastra”: revela a vida das comunidades tradicionais da Serra da Canastra em meio a décadas de transformações ambientais.

– “4 Bilhões de Infinitos”: um drama sobre uma família que enfrenta a perda do pai e a precariedade da vida sem eletricidade.

– “Big Bang”: explora um sistema de exclusão e resistência.

– “A Menina Espantalho”: retrata o sonho de Luzia, uma menina que deseja aprender a ler.

E para encerrar as exibições o sucesso de público do cinema, “Turma da Mônica – Laços”: traz a famosa turma ajudando Cebolinha a resgatar seu cãozinho desaparecido.

Inclusão e Acessibilidade

O Cine Família na Praça aposta na inclusão, com medidas como legendas para surdos e ensurdecidos, intérprete de Libras, audiodescrição ao vivo, banheiros adaptados e área reservada para pessoas com deficiência, idosos, lactantes, gestantes, mulheres com criança de colo, autistas entre outros. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Anfiteatro SICOOB Sarom. Desde sua estreia em 2014, o Cine Família na Praça já realizou 36 exibições em 18 municípios, alcançando um público superior a 54 mil pessoas.

O projeto tem o apoio da Sicoob Sarom e é realizado pela Moinho Cultural, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.

Fonte: Serifa

Foto: Aliteia Milagre

Compartilhe:
Exit mobile version