O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o apoio do Laboratório de Direito e Design da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, realizou na quinta-feira, 31 de outubro, uma oficina para promover comunicação jurídica mais acessível.
Servidores e colaboradores de diversas áreas do Procon-MG participaram de um treinamento focado em técnicas visuais e de linguagem, com o objetivo de tornar a comunicação jurídica mais compreensível e clara. Além de simplificar a linguagem usada em documentos e atendimentos, essa capacitação apresentou ferramentas para possibilitar que cidadãos compreendam melhor direitos e deveres.
“Toda vez que o servidor público se propõe a produzir um serviço focado no usuário, que é o que propõe o legal design, a população imediatamente vai se beneficiar porque ela vai ser atendida de forma empática, com a necessidade dela como foco. Então, o serviço público tende a ser mais assertivo”, afirma a professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia Daniela de Melo Crosara.
A ação educacional é fruto de um Termo de Acordo de Cooperação Técnica, assinado com a Universidade Federal de Uberlândia, para a realização de ações conjuntas relacionadas ao ensino acadêmico, pesquisa e extensão. O acordo celebrado pelo MPMG, por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça e do Procon-MG, se encerra neste mês.
Fonte e foto: MPMG