quinta-feira, 28 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na quinta-feira, 21 de novembro, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, mais uma edição do projeto Dia de Pensar na Sociedade de Consumo. Essa iniciativa tem por objetivo despertar a atenção de adolescentes e jovens para seus hábitos de consumo e para os direitos e deveres dos consumidores.

 A ação educacional foi desenvolvida na Escola Estadual Assis Chateaubriand, em Belo Horizonte, e fez parte das atividades da “Semana de Educação para a vida”, instituída pela Lei Federal nº 11.988, de 27/07/2009, que determina que todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no país realizem, anualmente, nesse período, atividades relativas a matérias que não constam no currículo obrigatório, entre elas, o direito do consumidor.

A ação foi conduzida em forma de “bate-papo”. Durante a conversa com os estudantes e educadores, foram abordados os seguintes temas: sociedade de consumo, consumo e consumismo, publicidade e propaganda, influências de consumo, golpes contra o consumidor, engenharia social, consequências do consumismo – endividamento, degradação ambiental, problemas nas relações sociais, questões de consumo vivenciadas pelos jovens, como reclamar seus direitos e saúde financeira.

 O público presente se manteve atento e participou ativamente da ação propiciando vasta troca de conhecimento. O professor de Matemática e Educação Financeira, André Luiz Fischer, ressaltou a importância de realizar o Dia de Pensar nas escolas: “O pessimismo dos jovens sobre as perspectivas econômicas para o futuro, combinado com a pressão social por sucesso rápido, padrões sociais, marketing direcionado, influência das redes sociais, e o consumo como afirmação social, os levam a um consumismo, como solução rápida para alcançar sucesso ou felicidade, e a caírem em armadilhas financeiras, como dívidas excessivas e golpes financeiros. Diante dessa realidade contemporânea, o projeto da Escola Estadual de Defesa do Consumidor tem relevância para a vida financeira e o bem-estar dos jovens, ao mitigar esses impactos”.

 André ressaltou ainda que os alunos envolvidos nas atividades da “Semana de Educação para a vida” realizaram uma pesquisa sobre golpes financeiros com 81 pessoas. Do público entrevistado, 87,7% indicaram já terem sido vítimas deste tipo de crime.

Quer saber mais sobre o projeto? Envie um e-mail para a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (eedc@mpmg.mp.br), solicite a realização dessa ação educacional na escola, inclusive como parte da “Semana de Educação para a Vida”, podendo ser aberta para toda a comunidade escolar.

Fonte e foto: MPMG

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