sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Produtores rurais atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que foram destaque nas cadeias de agroindústria, cafeicultura, pecuária de leite e fruticultura na regional de Viçosa foram premiados na quarta-feira (18/9) no Encontro de Técnicos e Supervisores do ATeG. O evento reuniu profissionais que atuam nas regionais do Sistema Faemg Senar em Viçosa e Juiz de Fora.
Na categoria agroindústria e derivados lácteos, a premiada foi a produtora Ângela Cristina Ribeiro, de Abre Campo. Na cafeicultura, o prêmio foi para Elisvaldo Fialho, de Orizânia. O produtor Lázaro Alves Aniceto da Silva foi premiado na categoria fruticultura e Wesley Teixeira de Oliveira, de Paula Cândido, na categoria bovinocultura de leite. O técnico de campo destaque foi Danilo Ferreira Mendes, que trabalha com cafeicultores em Divino.
Para Wesley, é o reconhecimento da sua evolução. “Com o apoio do técnico, consegui aumentar o volume da minha produção de leite. Além de me ajudar com a parte técnica, ele me orientou na parte econômica. Se não fosse isso, eu não teria conseguido”.
Resultados
Wesley também foi o exemplo de caso de sucesso na apresentação dos resultados das cadeias produtivas de cafeicultura, pecuária de leite e corte e agroindústria. Nas regionais de Juiz de Fora e Viçosa, mais de 3 mil produtores estão em atendimento.
Os dados apresentados mostram um aumento de eficiência ao longo da assistência técnica. “Também ficou clara a importância do pós-ciclo. Quanto mais tempo de assistência, mais benefícios são alcançados”, explicou a analista de ATeG, Ingryd Lanna.
Com o ATeG, o produtor rural passa a entender a importância do planejamento e gestão para o seu negócio. “O ATeG vem cumprindo o seu papel de levar assistência aos pequenos produtores, trabalhando planejamento, gestão e recomendações técnicas. O direcionamento dos técnicos aos produtores é muito benéfico, desencadeando um crescimento mais rápido”, ressaltou.
A diretoria do Sistema Faemg Senar participou do encontro e ressaltou a missão do Sistema Faemg Senar, destacando a importância da assistência técnica e gerencial e outras ações desempenhadas pelo Sistema para o desenvolvimento do agro mineiro.
Informe agropecuário da Epamig
No evento, a Epamig também lançou o seu informe agropecuário sobre ambiente protegido e produção de hortaliças. “O informe agropecuário é a tradução da pesquisa para o produtor entender a linguagem que está nos papers científicos e, muitas vezes, não chega na ponta, principalmente para quem precisa. E vocês, que estão próximos do produtor, também fazem essa ponte”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.
Agro Maker Lab
Os técnicos e supervisores fizeram uma visita ao Agro Maker Lab, que é resultado de uma parceria entre o Sistema e a UFV. O laboratório é um ambiente de aprendizado, experimentação, aplicação e criação de soluções provenientes de estudantes, empreendedores, pesquisadores e da comunidade de Viçosa e região.

Fonte e Foto: Faemg/Senar

Compartilhe:
Exit mobile version