quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Prefeitura de Bom Jardim de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza um mutirão de identidade para facilitar o acesso da população à emissão de documentos. O evento acontecerá no dia 13 de janeiro de 2024 (segunda-feira), com distribuição de 15 senhas para maiores de 16 anos, por ordem de chegada. As senhas serão entregues a partir das 7 horas da manhã, no local de atendimento.

Este mutirão visa atender à demanda da comunidade, proporcionando a emissão de carteiras de identidade de forma ágil e eficiente. A Prefeitura ressalta a importância da pontualidade para garantir a retirada das senhas e solicita que os cidadãos que necessitam do documento compareçam no horário estipulado.

Por que fazer a nova identidade?

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já está sendo emitida, oferece aos cidadãos um documento seguro, com número único (CPF) e padrão nacional. Além disso, a CIN é digital e pode ser acessada por meio do aplicativo GOV.BR.

A nova carteira de identidade simplifica o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, além de ser fundamental para o aprimoramento dos cadastros da administração pública. A CIN permite, ainda, a inserção de números de outros documentos importantes, como a Carteira de Motorista e a Carteira de Trabalho, conforme o Decreto nº 10.977/2022. No futuro, a CIN será o único documento necessário para os cidadãos.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) criou a página gov.br/identidade para fornecer mais informações sobre a CIN, incluindo a legislação, o Serviço de Identificação do Cidadão, e uma seção de “Perguntas Frequentes”.

Sobre a emissão da CIN

Atualmente, a nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível para emissão em 23 estados e no Distrito Federal, com mais de 3 milhões de CINs emitidas até o momento. A partir de 11 de janeiro de 2024, todos os estados e o Distrito Federal devem adotar a CIN como documento oficial de identificação.

A CIN permite que os dados de identificação sejam integrados de forma segura, o que facilitará o acesso a diversos serviços públicos e privados, como saúde, educação e trabalho. A utilização do número único ajudará a simplificar os cadastros administrativos e reduzirá fraudes.

Validade da nova CIN

0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos

12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos

Acima de 60 anos – validade indeterminada

Lembrando que a renovação da CIN é gratuita e o prazo para a troca do antigo RG pelo novo documento é até 2032. Esse prazo foi estabelecido para garantir que todos os cidadãos tenham tempo suficiente para realizar a troca sem pressa.

Não perca a oportunidade de regularizar seu documento!

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e foto: Prefeitura de Bom Jardim de Minas / Agência Gov

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