sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, abre, até 28 de março, o cadastro para propostas artístico-culturais para compor a programação dos 17 Centros Culturais Municipais, das 22 Bibliotecas Públicas Municipais e do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. O processo é realizado por meio dos projetos Territórios Criativos, Promoção da Leitura e Atividades da Cultura Popular e Tradicional, e os interessados devem se inscrever através da plataforma Mapa Cultural BH (https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/).

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos e residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana, com propostas nas áreas de música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, culturas populares e tradicionais, culturas urbanas, multilinguagens e atividades voltadas para a infância. As inscrições podem ser feitas em categorias como oficinas, palestras, espetáculos, cenas curtas, performance, exposições, projeções, leitura dramática de roteiro, saraus, cultura hip-hop, skate, funk, entre outras.

A seleção das propostas será realizada por uma comissão de programação formada por membros da sociedade civil e do poder público, que avaliará as ações para compor as programações dos projetos Territórios Criativos, Promoção da Leitura e Atividades da Cultura Popular e Tradicional. Este processo visa garantir o fortalecimento e a valorização de diferentes manifestações culturais da cidade.

Propostas com cunho político-partidário, apologia ao crime ou discriminação não serão aceitas. As propostas selecionadas receberão um cachê bruto de R$ 700, exceto para mestras e mestres da cultura popular, que terão um cachê de R$ 1 mil.

Vale destacar que cada proponente pode se inscrever em mais de uma proposta, desde que estas sejam diferentes entre si e atendam às diretrizes de cada projeto. Contudo, o cadastramento não garante a realização das propostas, já que a seleção será feita a partir do início de fevereiro.

Sobre os Centros Culturais e Bibliotecas de Belo Horizonte

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte, administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, são espaços dedicados ao desenvolvimento cultural e à promoção da cidadania, oferecendo atividades nas áreas de formação, fomento e difusão cultural. Localizados em várias regiões da cidade, os centros têm como foco a descentralização da cultura e atendem também à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Já as Bibliotecas Públicas Municipais, sob a responsabilidade da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE-FMC), formam uma rede com 22 unidades e um acervo unificado, além de promoverem atividades de incentivo à leitura e escrita.

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Inaugurado em 2014, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado se tornou um espaço dedicado à promoção e preservação da cultura popular e tradicional, oferecendo atividades como oficinas, exposições e eventos. Este centro, integrado à Rede de Bibliotecas Municipais, também é um ponto de encontro para discussões sobre a memória cultural e tradicional da cidade.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Vitor Oliveira

Compartilhe:
Exit mobile version