sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), registrou a marca de mil cozinhas solidárias habilitadas a participarem do Programa Cozinha Solidária. Do total de cozinhas habilitadas, 70% encontram-se nas regiões Nordeste e Sudeste.

Para a coordenadora-geral do programa, Ana Carolina Silva, o número representa um passo grande na consolidação de um programa social novo e fundamental no combate à fome no Brasil. “Tudo isso é resultado do trabalho colaborativo e do esforço de representantes das cozinhas solidárias, dos movimentos sociais, das entidades gestoras e dos diversos Ministérios parceiros do MDS”, explica.

As vantagens de estarem habilitadas a participar do programa Cozinha Solidária são várias. Entre elas, a possibilidade de receber alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos por meio das prefeituras ou da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de participar de propostas de Entidades Gestoras para receber recursos para apoio à oferta de refeições por meio de Editais de Chamamento Público do MDS.

O próximo passo do Programa Cozinha Solidária será apoiar os processos formativos voltados às cozinhas para qualificar a oferta de refeições, com base em diretrizes de emancipação, fortalecimento de vínculos sociais e valorização do protagonismo das cozinhas.

Recadastramento vai até 31 de janeiro

Em janeiro, as cozinhas solidárias que já se cadastraram no sistema estão passando por um processo de atualização cadastral. O preenchimento de novas informações pelas cozinhas solidárias é fundamental para qualificar as ações de apoio do MDS a essas iniciativas locais.

Para isso, os representantes de cada Cozinha Solidária já habilitada devem acessar o sistema do programa e efetuar o recadastramento até o dia 31 de janeiro.

Para esclarecer dúvida, os contatos são: programacozinhasolidaria@mds.gov.br  ou pelo telefone (61) 2030-1140.

Fonte: MDS

Foto: Roberta Aline / MDS

Compartilhe:
Exit mobile version