quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Pesquisadores do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e parceiros estão criando um mapa para identificar áreas prioritárias para a descoberta de novas cavernas no Brasil. O país, conhecido por sua rica biodiversidade, também possui vastos recursos subterrâneos que despertam o interesse científico. Estudos geológicos indicam a possibilidade de inúmeras cavernas e espécies ainda desconhecidas, com o Brasil sendo apontado como líder mundial em potencial para identificar novas espécies.
A iniciativa faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil). O mapa será utilizado para orientar expedições de prospecção e ampliar o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), que atualmente registra mais de 23 mil cavernas. Além disso, o projeto também gerará subsídios para ações de financiamento de expedições nas áreas prioritárias identificadas.
Tiago Silva, analista ambiental do ICMBio e coordenador da ação, explica que o objetivo é registrar cavernas ainda desconhecidas, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre o patrimônio espeleológico brasileiro.
Fonte e Foto: Agência Gov

Compartilhe:
Exit mobile version