segunda-feira, 21 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na quarta-feira (21), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/PI deflagrou a Operação Juros Altos em São Raimundo Nonato/PI, com o objetivo de combater uma organização criminosa envolvida em crimes de lavagem de dinheiro, extorsão e usura, com recursos oriundos do tráfico de drogas.

A operação resultou no cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de São Raimundo Nonato. A investigação revelou a existência de um grupo criminoso que utilizava dinheiro obtido pelo tráfico de drogas para realizar empréstimos clandestinos a juros exorbitantes. O grupo não apenas cobrava os valores com violência e grave ameaça, como também utilizava a estrutura da facção para garantir o retorno financeiro.

Os recursos ilícitos eram posteriormente lavados e depositados em contas bancárias de familiares dos envolvidos, sendo usados para a aquisição de veículos de luxo. Os documentos que fundamentaram a operação foram originados da apreensão realizada pelo Departamento de Repressão a Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil durante a operação DRACO 117.

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 2,5 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de veículos de luxo adquiridos com os ganhos ilícitos e registrados em nome de terceiros.

A FICCO/PI, coordenada pela Polícia Federal e composta também por membros da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal estadual, tem sede em Parnaíba, mas sua atuação abrange todo o estado do Piauí.

A população pode colaborar com informações sobre a atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça e outros crimes por meio de denúncias anônimas, acessando o link.

 

Fonte e foto: Polícia Federal

Compartilhe:
Exit mobile version