Com as equipes e esportistas olímpicos do Brasil retornando, os primeiros atletas paralímpicos estão a caminho de Paris para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Nesta segunda-feira (12), as primeiras delegações, incluindo as equipes de tênis de mesa, remo e vôlei sentado, embarcaram para a França. Ao todo, 72 pessoas estão partindo, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.
O Brasil será representado por uma delegação de 254 esportistas na competição. A delegação incluirá também 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros do bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 279 competidores. Esta será a maior delegação brasileira para uma edição dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil.
Uma marca significativa dessa edição é a participação feminina, que será a maior na história dos Jogos Paralímpicos para o Brasil. Além disso, 98% dos atletas brasileiros que competirão em Paris são beneficiários da Bolsa Atleta.
A ida dos atletas será realizada de forma escalonada em 12 datas diferentes. Após o embarque inicial nesta segunda-feira, a equipe nacional de tiro com arco partirá no dia seguinte. No dia 14, os competidores de ciclismo e goalball viajarão, seguidos por atletas de natação, badminton e taekwondo no dia 15 de agosto.
A delegação brasileira contará com representantes de 22 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O estado de São Paulo enviará a maior parte da equipe, com 71 atletas, o que representa 28% do total.
Para promover a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou uma campanha chamada “Mais que vencedores: brasileiros”, estrelada por atletas paralímpicos de destaque, como o nadador Gabriel Araújo, a halterofilista Mariana D’Andrea, o velocista Vinícius Rodrigues e a lançadora Raíssa Machado. O vídeo da campanha está disponível em plataformas online e redes sociais do CPB (@brasilparalimpico).
O presidente do CPB, Mizael Conrado, destacou a importância da campanha: “Nosso intuito é engrossar o coro da torcida brasileira e aumentar a consciência sobre a inclusão por meio do esporte. ”
Em agosto, também será lançada uma série de quatro episódios no SporTV e na Globoplay, que abordará o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e os bastidores da preparação dos atletas. Com patrocínio da Toyota do Brasil, os projetos futuros incluem uma animação chamada Paramigos Imparáveis e um filme sobre a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, além de dois filmes programados para 2025: um sobre mulheres com deficiência no esporte paralímpico e outro sobre a Seleção Brasileira de futebol de cegos.
Fonte e foto: Agência gov