A Bavarian Nordic, fabricante da vacina Jynneos contra a mpox, entrou com um pedido junto à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para expandir a autorização de uso do imunizante para incluir adolescentes. Atualmente, a vacina é aprovada apenas para pessoas com 18 anos ou mais.
A solicitação da empresa é respaldada por resultados preliminares de um estudo conduzido com 315 adolescentes de 12 a 17 anos e 211 adultos com 18 anos ou mais. O estudo foi encomendado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (NIAID). Segundo a Bavarian Nordic, os dados mostram que a vacina é igualmente eficaz e segura para adolescentes e adultos, com um perfil de segurança semelhante em ambos os grupos após a administração de duas doses padrão.
No pedido à EMA, a Bavarian Nordic solicita que a vacina Jynneos seja aprovada para uso em adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. A empresa enfatizou que, embora a vacina atualmente tenha autorização apenas para adultos, ela já recebeu uma autorização de uso emergencial para adolescentes pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) durante a emergência global de mpox em 2022.
Fonte e foto: Agência Brasil