sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

“Quero parabenizar ao Conass e Conasems e a todo que receberam a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, sem vocês, trabalhadores da saúde na ponta, com pessoas que acreditam na vacinação, isso foi possível acontecer”, disse a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, no início da 9ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2024.

Socorro também destacou que o Brasil foi o país com mais meninos e meninas que se vacinaram no mundo, de acordo com dados do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef-sigla em inglês).

A homenagem foi dada a pessoas que contribuíram para reversão da queda nas coberturas vacinais. A honraria foi concedida às brasileiras, brasileiros e pessoas estrangeiras que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas relacionadas com a higiene e a saúde pública em geral, tiveram distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, também falou dos esforços que fizeram com que o País saísse do ranking dos 20 países com mais crianças não imunizadas do mundo, segundo a Unicef. “Vocês todos fizeram esse movimento acontecer, essa mobilização vai além do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma conquista de todos, por isso, foram entregues a pessoas e intuições que realmente fazem a diferença no SUS”, falou.

Ainda fazendo referência a medalha, Fábio Baccheretti, presidente do Conass, ressaltou o empenho de todos os gestores do sistema de saúde para ter essa melhora. “Agradeço pelo reconhecimento do papel dos estados nessa grande vitória da cobertura vacinal. Me senti honrado em representar o Conass. Isso mostra que os resultados não acontecem por um trabalho unilateral, mas por um trabalho com estados e municípios”, comentou.

Para o presidente do Conasems, Hisham Hamida, parabenizou os gestores municipais pelo sucesso do aumento de pessoas vacinadas. “Agradeço pelo reconhecimento da retomada da vacinação em nosso País. Todos nós temos uma parte dessa conquista do SUS. Isso garante um sistema de saúde mais fortalecido e cada vez melhor”, pontuou.

Discussões e Pactuações

Durante a reunião, foram feitas várias pactuações, entre elas, da minuta de alteração da portaria de Consolidação GM/MS n. 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS, a proposta de pactuação do financiamento da Ferripolimaltose no componente básico da assistência farmacêutica, a minuta de portaria que institui incremento financeiro federal destinado ao desenvolvimento de ações descentralizadas no âmbito da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, no âmbito SUS para o ano de 2024, a minuta de Resolução que Altera a Resolução de Consolidação CIT nº 1, de 30 março de 2021, para dispor sobre as Macrorregiões Interestaduais de Saúde – MIS no SUS e a formalização do GT Saúde Indígena

Apresentações e Discussões

Outros assuntos que também foram debatidos e apresentados, foram a atualização sobre a dengue, apresentação dos resultados do Workshop realizado para finalização do Plano Nacional para derrotar as meningites até 2030, a atualização do Programa Nacional de Redução de Filas, o reconhecimento da Anvisa como Autoridade Sanitária de Referência Internacional e dados de vacinação na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Informes

  1. A Saúde Indígena: Ações de Saúde para o Povo Yanomami.
  2. Programa Mais Médicos.
  3. Situação de entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2022) no Brasil.
  4. 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – 4ª CNGTES.
  5. 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 5ª CNSTT.

Fonte e foto: Conass

Compartilhe:
Exit mobile version