quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) convocou os responsáveis por Cozinhas Solidárias a atualizarem o cadastro dos equipamentos junto ao programa até o dia 31 de janeiro. A atualização deve ser realizada pela internet, por meio do site oficial do programa.

Para realizar a atualização, o responsável deverá acessar o endereço eletrônico indicado, inserir dados de usuário e senha, preencher os campos solicitados ou responder a novas perguntas. Caso haja alguma pendência no cadastro, o sistema indicará a necessidade de correção. Após o preenchimento, é necessário clicar em “Enviar para análise” ou, para as cozinhas já habilitadas, em “Enviar atualização”.

O MDS alerta que todos os campos solicitados devem ser preenchidos para que o sistema permita o envio do cadastro. Se alguma pergunta não for respondida, o envio não será possível. O programa é coordenado nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), e as informações fornecidas são essenciais para qualificar o apoio do Governo Federal às cozinhas solidárias, colaborando com a promoção da segurança alimentar e nutricional nos territórios.

Investimentos

Em 2024, o MDS lançou o primeiro edital de chamamento público para selecionar entidades sem fins lucrativos interessadas em firmar termos de colaboração com o programa. A iniciativa recebeu um investimento de R$ 38 milhões. Para 2025, está prevista a publicação de um novo edital para seleção de entidades gestoras e de cozinhas solidárias. Para participar desse processo, as cozinhas devem manter seus cadastros atualizados no sistema do programa.

Cozinha Solidária

O Programa Cozinha Solidária promove a articulação entre cozinhas solidárias e iniciativas governamentais com foco na segurança alimentar e nutricional. Essa ação reflete o compromisso do Governo Federal em apoiar tecnologias sociais, organizadas voluntariamente pela sociedade civil, para combater a insegurança alimentar e nutricional no país.

Com as informações do MDS

Foto: Roberta Aline / MDS

Compartilhe:
Exit mobile version