quarta-feira, 27 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) concluiu as obras do seu novo edifício, o Pietro Maria Bardi, que será aberto ao público em março de 2024. O novo prédio, dedicado à ampliação do espaço expositivo do museu, é uma homenagem ao primeiro diretor artístico da instituição. Com essa expansão, o Masp aumenta em 66% sua área de exibição, oferecendo novas galerias, áreas multiuso, salas de aula, e um restaurante, além de um novo sistema de recepção e logística para obras de arte.
O diretor-presidente do Masp, Heitor Martins, destacou que o edifício foi projetado exclusivamente para as atividades do museu, sem espaços comerciais ou administrativos, buscando preparar a instituição para o futuro. O novo prédio se soma ao edifício original, construído em 1968, que, apesar de ser um ícone arquitetônico, apresentava limitações como falta de áreas adequadas para recebimento de obras e de público.
Com 14 andares e 7.821 metros quadrados, o Edifício Pietro Maria Bardi amplia a área total do Masp para mais de 21 mil metros quadrados. A construção, iniciada em 2019, foi totalmente financiada por doações privadas, que totalizaram R$ 250 milhões, sem o uso de incentivos fiscais. A inauguração do novo espaço será marcada por exposições que irão apresentar parte do acervo do museu, além de uma mostra sobre a história da instituição.
Fonte e Foto: Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version