sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que a fome é uma questão de escolha política, e não apenas uma consequência de fatores externos. Durante o evento de pré-lançamento da força-tarefa para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no Rio de Janeiro, Lula ressaltou que o mundo produz alimentos suficientes para erradicar a fome, e que o desafio está em criar condições para que todos tenham acesso a esses alimentos. Ele criticou o aumento dos gastos com armamentos, que chegaram a US$ 2,4 trilhões no último ano, e defendeu uma inversão dessa lógica como essencial para a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

A aliança, proposta pelo Brasil no G20, busca obter apoio político, recursos financeiros e conhecimento técnico para implementar políticas públicas e tecnologias sociais eficazes no combate à fome e à pobreza. Entre as iniciativas bem-sucedidas mencionadas estão transferências de renda, alimentação escolar, apoio à agricultura familiar e inclusão socioeconômica. A adesão à aliança está aberta a todos os países interessados, com o lançamento oficial previsto para a Cúpula de Líderes do G20 em novembro, no Rio de Janeiro.

Lula destacou que a aliança visa promover a articulação entre países e a transferência de conhecimento sobre políticas públicas eficazes. Ele enfatizou que a adaptação e implementação dos projetos deverão ser lideradas pelos países receptores, que conhecem melhor suas próprias realidades e desafios.

Fonte e fotos: Agência Brasil.

Compartilhe:
Exit mobile version