sábado, 19 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na sexta-feira (13/9), durante a 9ª sessão ordinária de 2024 do Conselho Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a defensora pública Karina Rodrigues Maldonado entrou em exercício como subdefensora pública-geral da Instituição e ocupou o assento no órgão colegiado.

Em suas palavras à nova subdefensora-geral, a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias mencionou sua identificação com a percepção de liderança da ex-primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, que citou como exemplo, e enalteceu as qualidades de Karina Maldonado.

“Liderança não é estar à frente. Liderança, muitas vezes, é estar no meio, é estar entre as pessoas, incentivando, motivando, ouvindo. E, ao mesmo tempo descobrindo novas lideranças que estão ali, quietas, despretensiosas. Acredito que como líder da Defensoria eu identifiquei uma nova liderança em você. De maneira despretensiosa, você coordena nosso Planejamento Estratégico com maestria e competência, trabalhando de forma extremamente técnica e séria, mas ao mesmo tempo muito humana”, afirmou a DPG se dirigindo à subdefensora-geral empossada.

Raquel da Costa Dias lembrou que a Defensoria Pública mineira é a Instituição do Sistema de Justiça com maior número de mulheres em sua Alta Administração e reforçou seu propósito de trabalhar para sua expansão, crescimento e fortalecimento.

Entre cinco dos principais postos da alta gestão da DPMG, quatro são exercidos por mulheres: Defensoria Pública-Geral, Subdefensoria Pública-Geral, Secretaria do Conselho Superior e Chefia de Gabinete.

A nova subdefensora pública-geral Karina Maldonado observou que tem muito a aprender, mas que também possui muita disposição. Fez agradecimentos pela confiança e apoio recebidos e falou um pouco sobre sua forma de trabalho.

“Acredito muito nas pessoas, mas meu foco é na Instituição. Nós trabalhamos, damos a nossa parcela de contribuição, mas estamos de passagem. O que permanece é a Instituição. Então, precisamos trabalhar para que ela seja perene, forte e tenha capacidade de desenvolvimento contínuo e sustentável”, disse a subdefensora-geral Karina Maldonado.

As demais membras e membros do Conselho Superior – Frederico de Sousa Saraiva (corregedor-geral), Camila Machado Umpierre (secretária), Gilmara Andrade dos Santos Maciel, Guilherme Rocha de Freitas, Vinícius Paulo Mesquita, Heitor Teixeira Lanzillotta Baldez e Rafael de Freitas Cunha Lins – e a diretora-presidente da ADEP-MG, Marolinta Dutra saudaram e felicitaram a subdefensora-geral empossada e fizeram agradecimentos ao defensor público Nikolas Katopodis, que esteve à frente do cargo desde 2021.

Perfil

Karina Maldonado atuava desde 2021 no Gabinete da Defensoria-Geral, como assessora de Administração Estratégica e Inovação, sendo responsável pela condução do Planejamento Estratégico 2022-2025, um dos pilares da gestão da DPMG. Natural de Fernandópolis (SP), ela ingressou na carreira da Defensoria Pública em 2005, por meio do IV Concurso. Atuou nas comarcas de Medina, Curvelo, Itajubá, São Lourenço, Betim e Contagem – onde foi coordenadora local – até a remoção para Belo Horizonte em 2010. Entre 2014 e 2016 coordenou a Defensoria Especializada em Urgências Criminais da Capital.

Fonte: Defensoria Pública de Minas Gerais

Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Compartilhe:
Exit mobile version